Domótica

A domótica utiliza de forma sistemática os vários elementos de gestão de um edifício. Pode, assim, aliar as vantagens dos meios eletrónicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos. A Domótica vem tornar a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida!, pois permite que as tarefas mais rotineiras e aborrecidas sejam executadas automaticamente. 

Nos sistemas passivos, o elemento de controlo reage só quando lhe é transmitida uma ordem, dada diretamente pelo utilizador (interruptor) ou por um comando (poderá ser uma ordem ou um conjunto de ordens-macros). Nos sistemas mais avançados, com mais inteligência, os elementos de controlo não só interpretam parâmetros como reagem às circunstâncias (informação que é transmitida pelos sensores); por exemplo, detetam que uma janela está aberta e avisam o utilizador, ou que a temperatura está a diminuir e ligam o aquecimento, ou identificam a velocidade do vento e assim enviam um comando para fechar as janelas, etc.

O controlo remoto de casas de habitação deixa de ser uma utopia pois a universalização e as novas tecnologias estão a tornar este tipo de automação mais acessível à comunidade. A domótica permite o acesso às funções vitais da casa através da Internet, de um "smartphone" e até mesmo do sistema de segurança eletrónica.

A domótica pode atuar a diversos níveis de segurança. O sistema, auxiliado por sensores, permite detetar fugas de gás, inundações, incêndios em fase inicial, cortando imediatamente as entradas e avisando o utilizador (e profissionais de manutenção e/ou bombeiros) do sucedido, de forma a serem tomadas providências. A segurança ao nível de deteção de intrusos também é relevante e levada em consideração pelo sistema. Através de sistemas de segurança completos  (mas de instalação simples) poderá saber quem se encontra nas imediações da sua casa ou escritório, poderá criar configurações que desincentivem possíveis intrusos e, mesmo quando estes são mais persistentes e se verifica a intrusão, existem mecanismos que o alertam a si (e a outras pessoas, que achar conveniente) do que se está a passar na sua propriedade. Com apenas alguns elementos de áudio e vídeo poderá ter permanentemente os seus bens vigiados. Podendo, aliás, aproveitar o mesmo sistema para tomar conta das crianças que brincam no quarto ou no jardim.

Monitorização de imagens

As câmaras ligadas a uma rede de comunicação (Internet, GSM) permitem monitorar remotamente os ambientes da casa. Estando o sistema de monitorização integrado com o sistema de alarme, as próprias câmaras podem funcionar como sensores de presença identificando qualquer situação de invasão, acionando o alarme e gravando as imagens.

Controle de acessos

Através de leitura de padrões biométricos (impressão digital, padrão da retina, padrão de voz), é possível controlar o acesso às entradas da casa, além de "personalizar" o ambiente, segundo um perfil cadastrado para o utilizador.

Contacte-nos para fazermos uma proposta de Sistema de Domótica.